Saúde Integrativa e Natural
Escrito por:
Alessandra Iasbek

Olá, hoje queria conversar com vocês sobre AVC, uma doença que poucas pessoas sabem que a acupuntura pode ajudar na sua recuperação.

O AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou Derrame como é mais popularmente conhecido é o rompimento ou entupimento dos vasos que irrigam o cérebro. A depender da região afetada e o tamanho da lesão é que se tem a dimensão das sequelas e o seu prognóstico. Lembrando que quando se trata de sistema nervoso central, o prognóstico nunca será exato.

Uma coisa é certa: Quanto mais rápido o socorro e a intervenção médica, menores serão as sequelas.

A fisioterapia num primeiro momento é de extrema importância para um melhor prognóstico assim como a acupuntura.

Mas como a acupuntura pode atuar no paciente com sequelas ou recém afetado pelo AVC?

A acupuntura age de várias formas:

  • Reduz significativamente a hemiplegia espástica (paralisia em um dos lados do corpo) que é uma das sequelas mais comuns do AVC;
  • Melhora a afasia (dificuldade de fala);
  • E alguns estudos sugerem que a acupuntura além de ter um efeito “neuroprotetor” também estimula a proliferação de neurônios novos, chamada de neurogênese.

Além da acupuntura sistêmica que promove todos esses efeitos citados, existe uma técnica chamada Craniopuntura de Yamamoto que é muito eficaz para quem sofreu AVC.

Quero lembrar aqui que apenas a acupuntura não é o suficiente para a reabilitação de um paciente que sofreu um AVC. A fisioterapia é primordial quando falamos em redução das sequelas.

Médico + Fisioterapeuta + Fonoaudiólogo +Psicólogo + Acupuntura é o combo ideal para o tratamento e recuperação desse paciente!

E não esqueça: Quanto mais rápido as intervenções menores serão as sequelas!!!

Um Beijo,

Ale Iasbek

Post publicado originalmente no Site Arquitetando Estilos.

Facebook
WhatsApp
Saúde
O alívio da sinusite através da acupuntura
Saúde
Reabilitação Pós AVC com Acupuntura
Yin Yang
Saúde
Afinal, o que é Yin Yang?
Yin e Yang vem da filosofia Taoísta que, em resumo, prega a harmonia e o equilíbrio, ou seja, a teoria do Yin Yang, traduzindo para o ocidental, nada mais é que a definição de saúde da OMS.