Olá, já ouviu falar de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo)? Esse será o assunto de hoje.
TOC como é comumente conhecido, é caracterizado por ideias, imagens ou impulsos (obsessões) recorrentes, persistentes, indesejados, que provocam ansiedade. Além disso, algumas pessoas sentem vontade de realizar determinados rituais repetidamente (compulsões) – ações ou atos mentais particulares – para tentar diminuir e evitar a ansiedade causada pelas obsessões.
As obsessões mais comuns são:
- Pensamentos repetitivos sobre contaminações: ideia de apertar a mão de alguém e se contaminar, imaginar que tocar em uma maçaneta o levará a algum tipo de contaminação.
- Dúvidas: ficar em dúvida se trancou a porta ou não.
- Preocupação com objetos que não estão perfeitamente alinhados ou uniformes
Como as obsessões não são prazerosas, as pessoas tentam ignorar, controlar ou neutralizar esses pensamentos com outros pensamentos ou ações, e é aí que elas aparecem: as compulsões.
Compulsões ou rituais são ações que o individuo tem combater os pensamentos obsessivos a fim de evitar a ansiedade gerada por esses pensamentos e não para proporcionar o prazer ou satisfação.
Alguns exemplos de compulsividade são:
- Lavar as mãos repetidamente após apertar a mão de alguém ou tocar em alguma maçaneta.
- Voltar várias vezes para conferir se a porta da frente foi realmente trancada, ou se o carro está trancado, ou mesmo se o gás do fogão foi desligado.
- Ordenar por exemplo ferramentas de trabalho em uma mesa por ordem de padrão.
- Atos mentais: prece, contagem, repetição de palavras para diminuir o perigo.
A maioria das pessoas com o TOC tem conhecimento que suas compulsões não refletem um perigo real, e outras se convencem que suas obsessões são bem fundamentadas e que suas compulsões são razoáveis.
As pessoas cientes de que seus comportamentos compulsivos são excessivos, tendem a realizá-los secretamente mesmo que alguns deles demandem muitas horas por dia. Apresentando uma piora na escola ou no trabalho e também refletindo em seu relacionamento.
MTC no tratamento do TOC
A Medicina Tradicional Chinesa trata esses pacientes na sua individualidade. Avaliando seu comportamento, seu habitat, sua alimentação e estilo de vida.
No tratamento com acupuntura ou outras técnicas da MTC, é aconselhável uma regularidade nas sessões para um melhor resultado nos sintomas. O Tratamento com MTC traz uma diminuição da intensidade dos sintomas.
Aconselha-se também ao paciente fazer um acompanhamento com sessões mensais para que seu equilíbrio mental seja duradouro.
Um beijo,
Ale Iasbek
Post publicado originalmente no Site Arquitetando Estilos.