Olá, vocês já passaram por alguma situação tão ruim que não gostam de lembrar de nada daquele momento?
Existem pessoas que passam por situações muito graves como uma guerra, um assalto a mão armada, um acidente de carro, acidentes naturais como um furacão, presenciam ou vivenciam uma violência sexual e essas situações geram um trauma chamado de Estresse Pós Traumático.
O transtorno de estresse pós traumático dura em média um mês, mas em casos mais graves pode se estender por mais tempo e em alguns casos pode levar até a incapacidade para tarefas diárias pelo transtorno.
Sintomas:
- Tem lembranças frequentes e indesejadas do evento e é muito comum ter pesadelos. Sentem uma angústia emocional e/ou física intensa quando são expostas a um evento ou situação que as lembra do trauma original. Um exemplo é quando vê uma arma após sofrer ou presenciar um roubo à mão armada.
- As pessoas evitam persistentemente tudo, atividades, situações ou pessoas que possam recordar o trauma. Por exemplo: elas podem evitar entrar em um parque ou edifício comercial onde foram vítimas de assalto.
- Podem ter dificuldade em adormecer ou se concentrar, se tornando excessivamente vigilante quanto à presença de sinais de alerta e se assustam facilmente.
Tratamento:
O tratamento do Transtorno de Estresse Pós Traumático se dá de modo multidisciplinar com médico, psicólogo e demais profissionais.
A Medicina Tradicional Chinesa atua no tratamento à ansiedade gerada na tentativa de se evitar a exposição ao evento ou situação que lhe causou o trauma e também na dificuldade de adormecer e concentrar-se, regulando os níveis de hormônios que são liberados pelo organismo em crises de ansiedade, ajudando assim a acalmar e a promover uma boa noite de sono. Com essa normalização de hormônios os pacientes com esse estresse consegue raciocinar melhor e perceber que aquilo que parece ser o mesmo evento que lhe causou o trauma é apenas fruto da ansiedade e assim se acalmar.
Um beijo,
Ale Iasbek
Post publicado originalmente no Site Arquitetando Estilos.